quarta-feira, 29 de junho de 2011

Após polêmica sobre “volta de Cristo ser uma utopia”, Ricardo Gondim publica texto explicando sua convicção

Após polêmica sobre “volta de Cristo ser uma utopia”, Ricardo Gondim publica texto explicando sua convicção
O pastor Ricardo Gondim usou seu blog para explicar sua teoria sobre a Volta de Cristo. No artigo “O que penso sobre a volta de Cristo” ele fala sobre o livro que ele indicou aos pastores durante um congresso da Igreja Betesda. Aos pastores ele dizia, baseado na obra “Teologia da Esperança” de Jürgen Moltmann, que a volta de Cristo é uma utopia, mas acreditar nela nos fazer cumprir os mandamento de Deus.
Gondim usa o texto para expor alguns dados sobre a obra escatológica de Moltmann que foi publicado em 1964. Entre o conceito político e religioso da época, o líder da Betesda faz citações de trechos dessas obras.
“Mas como falar de um futuro que ainda não existe e de acontecimentos vindouros aos quais ninguém ainda assistiu? Não se trataria aí de sonhos, especulações, desejos e temores, todos necessariamente vagos e indefinidos, já que ninguém pode verificá-los?”. Diz um trecho da obra “Teologia da Esperança”.
“No cristianismo, as análises são provisórias. Tudo depende do desenrolar das perspectivas e suas possibilidades futuras. Conceitos teológicos não devem engessar a realidade, mas ampliá-la pela esperança e assim antecipar seu futuro,” escreve o polêmico pastor sobre a escatologia.
Sobre a volta de Cristo ele diz que acredita que Ele voltará, mas que essa afirmação não gera comodismo em sua alma. “Afirmar que Cristo virá de fora (transcendência) significa dizer que a ação humana (imanência) não consertará a história. O Deus que encarnou retornará, de fora da história, trazendo juízo, cura e esperança. Naquele dia, o horizonte utópico se desfará e entenderemos o porquê de toda a mobilização que nos incentivou a trabalhar pelo Reino.”
Encerrando o texto ele ainda acrescenta que a “Profecia [sobre a volta de Cristo] é incentivo, nunca entorpecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário